23/04/2019

Tem início campanha de vacinação contra a gripe.

Nesta quarta-feira, 10 de abril, teve início a 21º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório.

É de elevada transmissibilidade, com tendência a se disseminar facilmente. Pode ser transmitida de forma direta por meio de secreções das vias respiratórias de uma pessoa doente ao espirrar, tossir ou falar. A transmissão também acontece por meio indireto pelas mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem levar o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos.

De acordo com a coordenadora de Imunização da SES-MG, Josianne Dias, em 2019, o público que deve receber a vacina representa, aproximadamente, 6.018.977 mineiros. Esse número representa a meta, que é vacinar 90% da população.

A campanha acontecerá de 10 de abril a 31 de maio, tendo em 04 de maio o "Dia D" da vacinação. Em Cambuí todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família - ESF estão realizando a vacinação, das 7h as 17h, exceto no dia D, quando o horário será das 8h às 17h. Lembrando que todas as ESF abrem duas vezes ao mês no período noturno, até as 20h.

Tem prioridade para a vacinação, Idosos, a partir dos 60 anos; Crianças de 6 meses a 5, 11 meses e 29 dias ( uma mudança em relação ao ano anterior , Gestantes, Puérperas, com até 45 dias após o parto, Professores das escolas públicas e privadas; Trabalhadores de Saúde; Povos Indígenas; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas sócioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Não poderão receber a vacina pessoas que sofreram reação anafiláticas às doses anteriores; portadores de alergia grave a ovo de galinha ou seus deriva-dos, reação anafilática a qualquer componente da vacina, assim como crianças menores de seis meses e pessoas portadoras de doenças febris agudas.

Campanha contra a gripe