08/03/2019

IRONCup 2019 - Combates entre os robôs agitam sul de Minas neste fim de semana
Público poderá acompanhar as disputas da competição que acontece em março no Inatel

A Inatel Robotics National Cup - IRONCup, realizada desde 2017 na instituição, já se tornou uma das maiores competições de robótica do país e, este ano, alcançou o número recorde de competidores. Entre 8 e 10 de março, 400 estudantes universitários de todas as regiões do país e de alguns países da América do Sul, estarão no Inatel para colocarem seus robôs em combate.

"O Inatel entrou definitivamente no calendário anual de competições nacionais como a terceira maior competição do país. O grande benefício desse tipo de evento para os estudantes é a interação com outras equipes e professores. Além de divulgar o nome do Inatel, a IRONCup também é um atrativo de lazer para todo o sul de Minas", avalia o professor Alexandre Baratella, coordenador do evento.

Em sua terceira edição, o evento promete disputas acirradas entre os robôs construídos pelos estudantes em 8 categorias, dentre elas o tradicional Futebol de robôs e a acalorada Guerra de Robôs. A novidade para este ano, é a criação de uma nova categoria chamada "desafio inteligente", em que os robôs devem cumprir uma determinada tarefa e vence aquele que realizá-la em menos tempo.

E os estudantes já estão se preparando para as disputas desde o ano passado. Os integrantes da equipe de Robótica do Inatel, a Robotbulls, irão participar em todas as categorias. "A equipe está a todo vapor nessa reta final. Agora é a hora de terminar a montagem, fazer os testes, ajustar os códigos e torcer pra que tudo de certo! Estamos trabalhando para competir em duas categorias novas, que são o Sumô 3kg e Trekking, então estamos muito empolgados", conta a aluna Nicole Escobar, integrante da equipe.

Para o professor Wanderson Saldanha, coordenador da Robotbulls e também da IRONCup, é uma oportunidade extraordinária para os alunos colocarem em prática toda a pesquisa que eles fizeram no último ano em robôs de combate, que embarcam muita tecnologia como inteligência artificial, controle e mecânica. "Vai ser a maior participação da equipe em competições e a expectativa é muito positiva. Toda essa tecnologia aplicada nesses desafios robóticos é transferida para a indústria e para aplicações práticas no nosso dia a dia, então é um grande diferencial para nossos alunos", completa o professor.

A IRONCup é aberta ao público em geral e acontece no campus do Instituto em Santa Rita do Sapucaí. Em paralelo ao evento, acontecerá um Festival de Food Truck. A competição conta com o apoio da RoboCore, curadora das mais importantes competições da área. Confira a programação em https://www.robocore.net/eventos/ironcup-2019.

IWCA

A IRONCup 2019 integra a programação da 7ª edição da Inatel Week of Control and Automation – IWCA, semana dos cursos de Automação do Instituto. De 11 a 13 de março, serão realizadas palestras, minicursos e demonstrações sobre as mais recentes tecnologias na área abertas aos alunos e público em geral. Confira a programação em www.inatel.br/iwca.

Assessoria de Comunicação e Marketing do Inatel

Marina Aro 
ascom@inatel.br
(35) 3471-9387 / (35) 99125-4952
www.inatel.br

Inatel