02/05/2019

Prefeitura envia à Camara projeto para criação do "Zona Azul".

Cambuí vem observando, há mais de uma década, um crescente aumento no trânsito da cidade e, consequentemente, uma crescente demanda por vagas de estacionamento, principalmente na região central.

A verdade é que a cidade vem aos poucos adquirindo um status de "polo de serviços" da região, oferencendo cada vez mais uma grande variedade de serviços, essencialmente em escrtórios, clínicas, lojas e outros estabelecimentos que se concentram quase que em sua totalidade na região central do município. Com este aumento gradual e constante da circulação de veículos no centro da cidade à procura das cada vez menos vagas disponíveis nos logradouros públicos, com destaque para a Praça Cel. Justiniano e arredores, tornou-se uma tarefa quase que impossível conseguir uma vaga para estacionar.

Há muito já se comenta entre os moradores a criação de uma regularização, principalmente a criação da chamada "Zona Azul", fazendo com que as vagas sejam rotativas para que possam atender a um maior número de pessoas, evitando assim que um carro ocupe a mesma vaga por um grande período de tempo ou até mesmo o dia todo, como é bem sabido que acontece. A finalidade deste serviço seria disciplinar o estacionamento nos espaços públicos do município, oferecendo a oportunidade ao uso racional das vagas para que um maior número possível de usuários possa usufluir do sistema em condições de igualdade.

Com isto em vista, a Prefeitura Municipal está encaminhando um projeto de lei ao legislativo visando a criação e a regulamentação da "Zona Azul", visto que a grande movimentação de veículos tem se tornado desproporcional à estrutura da cidade.

Segundo o Prefeito Tales Tadeu Tavares, "a Administração Pública tem o dever de garantir justiça e igualdade de condições entre os munícipes e por esta razão se empenha em propor ao legislativo o Projeto de Lei que regulamenta o "Zona Azul", que beneficiará diretamente a população".

As próximas etapas seriam a aprovação do projeto pela Câmara e a licitação de uma empresa que criará o projeto de implantação e administração do sistema, ou seja, ainda não há nada oficial de como este sistema seria implantado, bem como seu funcionamento, pricipalmente no que diz respeito à fiscalização.