26/03/2019

Prefeitura e SAAE reforçam trabalhos em nascentes.

O dia 22 de março é o Dia Mundial da Água, data criada pela Organização das Nações Unidas – ONU, com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência do planeta.

Aproveitando a ocasião o prefeito Tales Tadeu Tavares, acompanhado do diretor do SAAE, Márcio Magela, do Secretário de Desenvolvimento, Paulo Reges e do coordenador do Departa-mento de Meio Ambiente, Rena-to Aguiar, vistoriaram nascentes cercadas em anos anteriores e conferiram o material adquirido pelo SAAE para o cercamento de outras nascentes a serem contempladas no programa nesse ano de 2019.

O Programa de Recuperação de Nascentes é uma ação da Prefeitura de Cambuí, através do SAAE em parceria com a SEDES - Secretaria de Desenvolvimento e já contemplou quase uma centena de nascentes em todo município de Cambuí.

Nas nascentes já cercadas no passado e já vistoriadas constata-se, na maioria dos casos, o não pisoteamento de gado, a formação de fragmentos florestais e o aumento da quantidade e qualidade da água. Em alguns casos, quando se consegue convencer o proprietário, pro-move-se a criação de corredores ecológicos interligando fragmentos florestais e nascentes.

O plantio de mudas doadas pelo horto municipal é indicado e realizado em alguns casos de cercamento de nascentes ou quando há interesse do proprietário em criar matas de topo, facilitando a infiltração de água de chuva para abastecer as nascentes.

Tendo em vista que o produtor rural também é produtor de água, a Prefeitura de Cambuí e o SAAE enfatizam a importância desse programa e comunicam que produtor interessado em cercar e recuperar sua nascente, com doação de arame, mourões e mudas nativas e frutíferas, deverá procurar o Departamento de Meio Ambiente, na Rua Padre Caramuru, 295 e fazer um cadastro da sua propriedade. A partir de maio serão realizadas vistorias nas propriedades cadastradas para análise de viabilidade de inclusão no programa.

Administração 2017-2020
"Governo ao lado do povo."

Prefeitura realiza reforma em escolas