04/02/2019

Asfaltamento de ruas no centro da cidade divide opiniões entre a população.

Desde que se iniciaram as obras de asfaltamento do centro da cidade, agora já concluídas, o assunto virou polêmica entre a população, rendendo discussões acaloradas nas redes sociais.

Foram asfaltadas as Ruas Lopes Trovão, entre a Rua Saldanha Marinho até a Avenida Tiradentes e Avenida Tiradentes até Rua Luiz Gama; Rua Quintino Bucaiuva, da Praça Cel. Justiniano até a Rua Pe. Caramuru; Rua Pe. Caramuru do Inicio do Cruzamento da Rua Luis Gama até Rua Lino Lopes; Rua Osório Marques, da Praça das Bandeiras até a Rua João Moreira Salles.

De um lado há quem defenda a modernização das vias por melhorar a qualidade do trânsito, trazendo mais comodidade para a população, e de outro pessoas que se preocupam com a impermeabilização do solo e consequente aumento de acúmulo de água nos dias de chuva mais intensa, problema que já vem se observando há tempos nas regiões da Praça da Cultura e Praça das Bandeiras. Há ainda aqueles que apontam que as ruas ficarão mais quentes e os carros circularão com mais velocidade, dificultando a vida dos pedestres.

Os problemas de vazão de água vem sendo intensificados nas últimas décadas. Novos bairros como Edith Lopes e Portal das Pedras, que tiveram um grande número de ruas calçadas ou asfaltadas e casas edificadas, contribuiram significativamente para o aumento do nível de água que desce até o bairro Jardim São Benedito, na região da Praça da Cultura e Avenida do Carmo, sendo completamente alagada. Ruas como a Pref. David Bueno e Ver. Adolfo Ferreira da Silva sofrem ainda com a intensa correnteza formada pelas águas da chuva, transformando as vias em verdadeiros rios que chegam até mesmo a arrastar os carros que ali estão estacionados. Na região da Praça das Bandeiras o problema é semelhante, com as águas que descem do centro da cidade e da Vila N. Sra. Aparecida.

Alguns apontam que o problema não é o asfaltamento das ruas propriamente dito, mas sim a falta de planejamento para a correta vasão das águas, com a construção de canais e tanques de retardamento de água. Com o asfaltamento da Rua Pe. Caramuru, maior centro das críticas, a Praça das Bandeiras sofrerá ainda mais com o acúmulo de água, podendo trazer problemas também para a parte mais baixa da Vila Glória.

De certo mesmo é que só as chuvas darão a resposta, mas se nada for feito com o problema que já existe, ele tende somente a piorar.