Clima
SUL DE MINAS, UM DOS MELHORES CLIMAS DO BRASIL

Privilegiada pelo ar puro das montanhas, a região do extremo Sul de Minas, onde está localizada a cidade de Cambuí, possui um clima agradável no verão e bastante frio no inverno, estação que atrai grande número de visitantes. É considerada, por muitos, o segundo melhor clima do país, com belas cachoeiras, cavernas inexploradas, altitude média de 900 metros e picos que atingem até 2000 metros.

O clima que compreende as superfícies mais elevadas do Sul de Minas denomina-se Clima Mesotérmico Brando. Trata-se de um clima de predomínio de temperaturas amenas durante todo o ano, com média anual que varia em torno de 19º C. O verão é brando e o mês mais quente acusa média inferior a 22ºC. Entretanto, o inverno é bastante sensível e possui pelo menos um mês com temperatura média inferior a 15ºC, porém nunca abaixo de 10ºC. Em junho/julho, seus meses mais frios, são comuns mínimas diárias de 0ºC, motivo pelo qual a média das mínimas nestas áreas varia, nestes meses, em torno de 8ºC a 6ºC. O fenômeno da geada também é muito comum, cuja média de ocorrência durante todo o ano varia de 5 a 20 dias.

O clima extremamente agradável somado às belezas naturais da região fazem de Cambuí uma cidade ideal para aquele merecido descanso longe do stress do dia-a-dia.